LX-Conjugator

Desenvolvido na Universidade de Lisboa, Departamento de Informática, pelo NLX-Grupo de Fala e Linguagem Natural.


características    |    english version

 

 

Características


Índice

LX-Conjugador

O LX-Conj (versão beta) é um serviço online gratuito para a conjugação completa de verbos portugueses. Foi desenvolvido e é mantido pelo NLX-Grupo de Fala e Linguagem Natural da Universidade de Lisboa, Departamento de Informática.

Talvez seja também do seu interesse experimentar a LX-Suite, um serviço online de processamento superficial do português.

Características

O LX-Conj toma o infinitivo de um verbo e gera as formas conjugadas correspondentes.

à data do início de funcionamento (Maio de 2005), é o primeiro serviço online gratuito para a conjugação verbal do português em todos os seus pormenores. Inclui:

 

Para além disto, o LX-Conj lida exaustivamente com um conjunto de casos que tendem a não ser contemplados na sua totalidade pelos conjugadores verbais:

 

O LX-Conj suporta tanto verbos conhecidos como desconhecidos. Assim, conjuga:

 

Vale também a pena mencionar os seguintes princípios de design, que o LX-Conj adopta para os chamados verbos defectivos:

 

O LX-Conj lida com os poucos casos em que pode haver formas diferentes em diferentes variantes da língua portuguesa:

 

Com o objectivo de optimizar a legibilidade e a quantidade de informação das tabelas de conjugação, o LX-Conj adopta o seguinte esquema para a apresentação dos clíticos:

Autoria

O LX-Conj está a ser desenvolvido por António Branco and Francisco Costa, com a ajuda de Filipe Nunes e Tiago Henriques, no NLX-Grupo de Fala e Linguagem Natural, da Universidade de Lisboa, Departamento de Informática.

Agradecimentos

O trabalho conducente ao LX-Conj foi apoiada em parte pela FCT-Fundação para a Cência e Tecnologia através do contrato POSI/PLP/47058/2002 relativo ao projecto TagShare.

Publicações

Costa, Francisco, 2004, Verbal Conjugation in Portuguese, Internal report, University of Lisbon, Department of Informatics.

Branco, António and Tiago Henriques, 2003, "Aspects of Verbal Inflection and Lemmatization: Generalizations and Algorithms". In Amália Mendes and Tiago Freitas (eds.), Proceedings of XVIII Annual Meeting of the Portuguese Association of Linguistics, Lisbon, pp.201-210.

Contacto

Para contacto, usar o endereço de e-mail: 'nlxgroup' concatenado com '@' concatenado com 'di.fc.ul.pt'.

Porquê o LX-Conj?

LX porque Lx é o diminutivo que os lisboetas gostam de usar para se referir à sua cidade.